RecorDança investe em difusão e formação em 2015

Postado - categoria: Notícias do Acervo

Em 2015, o Acervo RecorDança intensifica ações de formação e difusão da dança no Recife com dois projetos: a itinerância da exposição “Presente Passado Movimento: a Dança de 80 pelo Olhar do RecorDança” em espaços de formação em dança e a publicação do livro A Dança no Recife: Acordes e Traçados Historiográficos.

A exposição Presente Passado Movimento conta com documentos históricos sobre as produções de Dança realizadas em Recife na década de 80 e depoimentos de artistas que atuaram nessa época cedidos ao Acervo. A exposição ficou em exibição no Aria Espaço de Dança e Arte de 8 de maio até 5 junho, e ficará exposta também no Centro de Artes e Comunicação da UFPE de 19 de agosto a 17 setembro. Além da mediação educativa, a exposição conta com um encontro com artistas atuantes nessa época, em um formato de roda de conversa e a realização de uma palestra.

O livro, por sua vez, reúne textos das coordenadoras e pesquisadoras do Acervo RecorDança; de pesquisadoras do Acervo Mariposa (SP) e do projeto Temas da Dança (RJ), e ensaios resultantes de dois trabalhos de conclusão de curso de alunos do Curso de Dança da Universidade Federal de Pernambuco, que se dedicaram a discussões históricas acerca da dança recifense. O livro vai integrar artigos com diferentes temas, desde formação, criação, organização artística, gênero, até a discussão sobre o próprio fazer historiográfico. A previsão para o lançamento do livro é março de 2015.